A FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO CONTO MACHADIANO “O ENFERMEIRO” EM HQ, COM SUPORTE DAS TDICs
Erivan Coqueiro Sousa, Naiara Porto da Silva Coqueiro, Daniela Oliveira Vidal da Silva
Resumo
Este trabalho almeja discutir a possibilidade de se formar o leitor contemporâneo da obra de Machado de Assis, a partir de novas estratégias editoriais e estratégias de criação, como as adaptações literárias para as Histórias em Quadrinhos (HQs). Serão explanadas as possibilidades de uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação e da Educação à Distância no processo de formação do leitor. Pretende-se apontar a importância de se atualizar o cânone em uma linguagem que mescle texto verbal/texto visual e que pode cativar os leitores, enquanto instrumento/ponte de formação do gosto pela leitura machadiana na contemporaneidade. Procura-se analisar o conto “O Enfermeiro”, de Machado de Assis, na versão original e na versão adaptada para os quadrinhos por Francisco S. Vilachã. Ocorre um debate de como de como esta linguagem hibrida atrai a atenção do leitor. Para tanto discutiremos o panorama nacional de formação do leitor na escola, bem como os elementos essenciais para se constituir este leitor e como as adaptações literárias se figuram na recepção deste leitor contemporâneo. Prima-se pela investigação metodológica de revisão bibliográfica em consonância com a investigação qualitativa e análise de imagens, neste estudo. Os resultados demonstram que as Histórias em Quadrinhos utilizadas com o suporte das TDICs contribuem para a formação do leitor.
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