Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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BRINCAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DA CRIANÇA: UM ESTUDO ACERCA DO OLHAR DOCENTE ÀS INFLUÊNCIAS DOS AMBIENTE SOCIOCULTURAIS NAS BRINCADEIRAS INFANTIS

Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Marilete Calegari Cardoso

Resumo


As reflexões deste artigo têm origem numa pesquisa em desenvolvimento, baseada no estudo Monográfico “O olhar das professoras acerca do brincar como espaço de construção da subjetividade da criança”. Esta investigação está baseada na problemática da influência do ambiente social na produção das brincadeiras das crianças da educação infantil, assim como, as construções subjetivas da criança (medos, anseios e valores culturais), que elas expressam quando brincam. Neste texto, a proposta é discutir acerca da construção da subjetividade infantil e o papel do brincar livre como espaço de criação e da construção subjetiva da criança, com base nos subsídios teóricos da perspectiva histórico-cultural (GONZÁLEZ REY,1999, 2001; GARCIA, 2005; BROUGÈRE, 2010; KISHIMOTO, 2011; 2018; POZAS, 2015; CARDOSO, 2018, 2013, 2020; e outros). A pesquisa aponta que a criança é formada e transformada mediante às influências que recebe ao longo da vida, por isso a necessidade de observar e reconhecer o que expressa por meio do brincar. Conclui-se destacando a relevância que os ambientes sociais e escolares favoreçam a construção da subjetividade infantil, sendo expressa por meio do brincar, respeitando seus direitos e sua cultura.

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