EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA
Marleide Mateus de Jesus, Catiana Nogueira dos Santos
Resumo
O presente artigo traz reflexões pertinentes sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Para tanto tem foco a questão da identidade cultural, relacionada com situações de aprendizagens no âmbito institucional. Nesse contexto, questiona o desenvolvimento da aprendizagem das culturas transmitidas por intermédios de trocas professor- alunos na educação escolar que não são coerentes com as reais necessidades do povo afrodescendente. A pesquisa apresenta, assim, a intenção de enfatizar características da diversidade e conceber os saberes sociais, históricos, políticos e culturais que devem fazer parte do currículo universal para aos poucos mudar a realidade desde as séries iniciais. Tornando-se um princípio básico para compreender o saber e a cultura como parte da produção sócio-histórica da sociedade brasileira, o estudo problematiza os valores sociais e culturais, tornando os cidadãos conscientes e respeitosos e alcançando um mundo mais igualitário desde crianças. O tema em discussão será abordado por meio de consulta através de revisão de literatura e das reflexões realizadas ao longo deste estudo considerando as políticas públicas relacionadas às questões étnico-raciais.
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