Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Antonia Cristina Soares Cazumbá, Gisele Ferreira de Amorim, Daniel Neres da Silva, Izabel Cristina da Silva Barros

Resumo


O presente trabalho intitulado: A Contação de História na Formação do Criança Leitor, teve como objetivo, compreender a influência da contação de história na formação da criança. Para o alcance desse objetivo, delimitou-se como trilha metodológica a pesquisa de campo de cunho qualitativo, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, foram participantes desta pesquisa quatro professoras do 3º ano do Ensino Fundamental. E as análises dos dados coletados, foram feitas de forma interpretativa. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de educação no município de Bom Jesus da Lapa – Ba. Para Abramovich, (1993, p.17) “Ouvir histórias é muito importante na formação de qualquer criança, é o início da aprendizagem para ser um leitor e, tornar-se um leitor é começar a compreender e interpretar o mundo”. Constatou-se que a Contação de História influencia positivamente na formação da criança leitora, desenvolve na criança a capacidade de ouvir, dialogar, respeitando as diferenças de cada um.

Texto Completo: PDF