A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032Abstract
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas de iniciação à docência e promove a comunicação entre universidades e escolas, trabalhando para desenvolver atividades educacionais que auxiliem no ensino e na aprendizagem do aluno. O programa antecipa o contato entre futuros docentes e a sala de aula, para que eles vivenciem essa experiência antes mesmo da conclusão do curso. O presente artigo tem por objetivo compreender como a experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID – subprojeto Química – da Universidade Estadual de Santa Cruz durante a aplicação de Estudos de Caso, contribuiu para a formação profissional desses bolsistas. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual, com alunos do terceiro ano do ensino médio. A escola carece de infraestrutura adequada, como laboratórios para as aulas práticas de química, além da falta de materiais que contribuíssem na resolução dos casos. Logo, se faz necessário buscar novas metodologias, inovar e transformar as práticas pedagógicas na educação. Diante disto, foi realizada uma pesquisa através de uma investigação de abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com execução de um questionário aplicado com sete pibidianos e analisada por meio de uma Análise Textual Discursiva.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.