v. 4 n. 11 (2023): jan./dez.

					Visualizar v. 4 n. 11 (2023): jan./dez.
Publicado: 2023-09-11

Dossiê Temático

Artigos

  • Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento

    Lúcia Gracia Ferreira, Marta de Souza França
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253
  • Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante

    Isabela Pereira de Jesus, Jane Cleia Guimarães Cantil, Márcia Mineiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197
  • Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação

    Hilheno Oliveira Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606
  • FUE UN GRAN PROFESIONAL PERO YA ESTÁ JUBILADO: SE ESCUCHAN SUS VOCES

    Milagros Elena Rodriguez
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12693
  • A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo

    Gabriela da Silva Melo, Maria Eurácia Barreto de Andrade
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594
  • A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade

    Larissa Santos Serra, Rafael de Jesus Santos, Paulo Roberto Nunes, Assicleide Silva Brito
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064
  • O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar

    Lara Gabriela Lima Barretto, Assicleide Silva Brito, Carolina de Oliveira Cerqueira Lima
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063
  • A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções

    Ana Vitória Barbosa Neves, Albérico Lemos Camargo Neto, Luiz Filipe Santana de Souza, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061
  • A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS

    Alania da silva Santos, Quézia Ramos Pereira, Neila santos dos Anjos, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Barauna Meira de Araujo
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060
  • Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia

    João Vitor Neves, Elisa Prestes Massena
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058
  • Distribuição eletrônica descomplicada: aprendendo brincando

    Veronica Menezes, Beatriz Aguiar e Silva Pereira, Clara Beatriz Silva Ferreira, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14057
  • Resgate da Cultura Local da Produção de Farinha em Nazaré-Bahia: possibilidades no ensino de química

    Lilian Moreira Pereira dos Santos, Jadson Borges Santos, Rafael Moreira Siqueira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14055
  • Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio

    Grazielen Souza Das Virgens, Jamille Santos da Luz, Iviny Thalia Silva Queiroz, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052
  • O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico

    Natália Alves Gomes da Silva, Ester Costa Silva, Francisco Carneiro Lima, Rosilene Ventura de Souza
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049
  • Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo

    Sayonara de Araújo Mota, Beatriz dos Santos Santana, Olívia Maria Bastos Costa
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048
  • A química da bebida alcoólica: um estudo de caso

    Daniel de Oliveira Silva, Joaci Pereira da Costa filho, Indman Ruana Lima Queiroz, Michele Coelho Lima
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047
  • Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos

    Juliana Vilas Bôas Costa Dias, Hellen Christina Araujo Dourado, Rafael Moreira Siqueira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045
  • Os caminhos do Arandu até o Kimistari: relações étnico-raciais no ensino de química através de oficinas temáticas

    Ketila Kaliane Bacelar Brito Lopes, Maise Ribeiro Araujo, Franciellen Rodrigues da Silva Costa
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14041
  • Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros

    Dominique Paz de Andrade Pires, Edmilson Alves da Silva, Marcelo Alves Lima Junior, Assicleide Silva Brito
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040
  • O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor

    Rafael Rocha Teixeira, Rosilene Ventura de Souza, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038
  • Trilhando com a termoquímica: explorando o potencial da experimentação e do lúdico nas aulas de estágio supervisionado

    Manuella Sena da Mota, Rafael Rocha Teixeira, Indman Ruana Lima Queiroz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14036
  • Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações

    Marcelo Alves Lima Junior, Paloma Nascimento dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035
  • Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023)

    Allana Sobrinho dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033
  • A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos

    Ana Carolina Farias Pereira Silva, Amanda Santos Melo, Indman Ruana Lima
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032
  • Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva

    Silvio Luiz de Souza Silva, Fernanda Silva Santos, Yngrid Gisellen de Freitas Ribeiro, Rafaela dos Santos Lima
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030
  • Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões

    Márcio Matos Lima
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028
  • O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais

    Paloma Ribeiro Bezerra, Mayara Soares de Melo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025
  • Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio

    Juliane Santos de Melo, Alexandre Mascarenhas Miranda, manda Paixão de Jesus, Ester Nascimento Santos, José Vieira do Nascimento Júnior
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023
  • Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química

    Silmaria Coelho dos Santos, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalve, Juliana Catulino de Santana Costa, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020
  • Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química

    Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018
  • Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID

    Brunielle Santos de Jesus, Márcio Santos de Santana Filho, Eliane Teixeira Souza, Siméia dos Santos Cerqueira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013
  • Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio

    Gilvania Santos de Oliveira, Júlia Ellen Barboza das Virgens, Luis Felipe Santana Aguiar, Siméia dos Santos Cerqueira
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012
  • O analfabetismo científico como problema social no Brasil

    Taís da Silva Meira, Alcione Torres Ribeiro
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004
  • Pensando em raça na BNCC: uma análise marxista da colonialidade do saber no currículo de química no ensino médio

    Alan Cerqueira, Rafael Moreira Siqueira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14002
  • Desempenho acadêmico e o sono: um estudo com licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB

    Eduardo dos Santos Argolo, Cristiane dos Santos Bispo, Creuza Souza Silva
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14001
  • Química orgânica: um estudo de caso voltada ao amadurecimento de frutas

    Gabriel Oliveira de Souza, Yan Teixeira dos Santos Cardoso, Michelle Coelho Lima, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima, Indman Ruana Lima Queiroz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13985
  • As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA

    Fernanda Welter Adams, Edilson Fortuna de Moradillo
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968
  • A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química

    Vinícius Silva dos Santos, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Rosely Souza Rabelo Chaves
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054

Ensaios Teóricos

  • História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”

    Elenice de Paula
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607
  • A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infanti

    Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz, Sabrina Torres Gomes, Djeissom Silva Ribeiro
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022

Resenhas

  • Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas

    Mariana Aguiar Manenti, Hortência Pessoa Pereira
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252