Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668Abstract
Neste trabalho apresentamos uma proposta de desenvolvimento do estágio em perspectiva investigativa e crítica, que pode favorecer um trabalho docente crítico e transformador do ensino na escola. O desenvolvimento da proposta em pauta, que denominamos como Projeto de Investigação em Docência (PID), ocorreu no âmbito da formação inicial de professores de Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Suas ações foram planejadas com base em um conjunto de estudos sobre diversos elementos teórico-práticos relativos à formação docente voltada à educação em ciências. Tais pesquisas revelaram movimentos de enfrentamento significativos dos desafios para a utilização do PID e resultados promissores mesmo com as dificuldades contextuais atuais presentes nas escolas de educação básica. Assim, com este texto, esperamos contribuir com outros formadores de professores, ajudando-os a refletir e propor novas ações no âmbito dos estágios supervisionados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.