Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13380Resumo
Pretende-se com este artigo, analisar as percepções dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições de funcionamento e de ser membro do conselho de escola, no contexto Moçambicano. O estudo foi desenvolvido numa das escolas primárias do distrito de Lichinga, Província de Niassa - Moçambique. Para tal optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte bibliográfico. Para a recolha de dados foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos representantes dos professores, da comunidade, dos alunos, ao presidente do Conselho de Escola e ao Diretor da escola. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. O estudo mostrou haver, no seio dos atores da educação, conhecimento sobre o que é Conselho de Escola embora falte, junto destes, o saber sobre as condições para fazer parte desse órgão. Constatou-se também que há condições materiais para o funcionamento do Conselho de Escola, mas a ausência de capacitação para os membros deste órgão constitui um dos problemas na gestão participativa dos membros do Conselho de Escola. Por isso é necessário melhorar as condições materiais e de formação para garantir o funcionamento pleno dos Conselhos de Escola.
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