Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente

Autores/as

  • Paulo Boa Sorte
  • Jefferson do Carmo Andrade Santos
  • Allessandra Elisabeth dos Santos
  • Laila Gardênia Viana Silva
  • Nayara Stefanie Mandarino Silva

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13531

Resumen

A separação entre pesquisador, aquele que teoriza, e professor, o que coloca as teorias em prática, tem sido questionada nos contextos de pesquisa em educação e ciências humanas, há muito tempo. O professor pode ser teorizador de sua própria prática, reconhecendo o valor do conhecimento daqueles que atuam nas salas de aula. Alinhada a esse argumento está a Pesquisa Docente (do inglês, Teacher Research), que trata de professores-pesquisadores, fundamentada na redefinição das relações estabelecidas entre pesquisa e ensino, de modo que ambas não sejam dissociadas (Freeman, 1998). Este estudo descreve as etapas da Pesquisa Docente, os possíveis instrumentos de coleta de dados e propõe ampliar seus procedimentos de análise por meio do entrelaçamento com a metodologia de análise chamada Processo de Codificação de Auerbach e Silverstein (2003). Dessa forma, este artigo objetiva apresentar o Entrelace Analítico como uma metodologia de pesquisa em educação proposta pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-09-07