ESCOLA PÚBLICA DE GESTÃO SOCIAL NA PROVÍNCIA DE CHACO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA COM PERSPECTIVA DE DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12646Palavras-chave:
Educação Infantil, Direitos, Gestão SocialResumo
Apresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina. A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE.
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