Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 15 (2021)

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INTERLOCUÇÃO, DISPUTA E SILENCIAMENTO DO PCB NA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUINTE DE 1946

Marta Loula Dourado Viana

Resumo


Este artigo teve por objetivo apreender, na dinâmica das disputas e das interlocuções entre projetos educacionais antagônicos, a concepção e o posicionamento político da esquerda comunista acerca da educação na Constituinte de 1946. A metodologia baseou-se na bibliográfica e historiográfica. As fontes encontradas no Centro de Documentação e Memória da UNESP, para este debate, foram textos publicados em dois jornais de esquerda: Jornal A Luta de Classe e Jornal Tribuna Popular. E também textos publicados pelos editoriais da época. Deste modo, apresentamos inicialmente a concepção dos comunistas do Partido e de seus intelectuais sobre a democratização da educação e em seguida a forma como foram silenciados e quais aspectos educacionais foram predominantes na Constituição de 1946.

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