CURRÍCULO E CULTURA NA PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Núbia Regina Moreira, Nilma Margarida de Castro Crusoé
Resumo
O presente artigo tem como enfoque a importância do currículo e da cultura na prática do coordenador pedagógico na educação. Como articulador do processo educativo, ele é responsável pela organização de estudos sobre o currículo e a cultura no espaço escolar. O principal objetivo é analisar a relevância de como a cultura e o currículo devem ser inseridos na prática desenvolvida pelos coordenadores pedagógicos nas instituições educacionais. Ao estudar sobre a temática em questão, proporcionará que os sujeitos insiram as experiências culturais na elaboração de novos currículos, consolidando as identidades dos grupos pertencentes à comunidade escolar. O estudo apresenta como campo empírico uma abordagem de caráter qualitativo bibliográfico, que viabiliza o contexto histórico, social e cultural da proposta em pauta. Adota-se os estudos dos autores: Nóvoa (1992), Arroyo (2007), Appel (2000), Hall (1997), Barker (2008), Silva (20012 e 2013), Moreira e Silva (2002) e Moreira e Candau (2007). Nessa perspectiva, será realizado um levantamento bibliográfico a respeito do histórico curricular e a importância de agregar a cultura ao currículo que se trabalha no ambiente escolar, bem como, refletir sobre a responsabilidade que o coordenador pedagógico exercerá ao articular e integrar o pedagógico da escola, por meio de momentos reflexivos sobre a temática em estudo.
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