AS TENSÕES COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA INICIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tarciana dos Santos Pinheiro, Jéssica Francine Ferreira da Silva, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza
Resumo
Inquiriu-se, neste estudo, identificar as tensões no processo de construção da identidade profissional de uma professora iniciante da Educação Infantil, evidenciadas ao longo de sua participação em um programa de mentoria. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, parte do pressuposto de que as tensões são inerentes à construção da identidade docente e, identificá-las, pode oferecer pistas sobre como influenciaram esse processo constitutivo. Utilizou-se, para a coleta de dados, as narrativas provenientes de um episódio de acompanhamento à iniciante. De acordo com os resultados, as tensões da professora iniciante se relacionam a aspectos oriundos das condições de trabalho; das estratégias de ensino; das concepções sobre a Educação Infantil e especificidades desta etapa de ensino. Neste sentido, as tensões vivenciadas pela principiante estão intimamente conectadas com a constituição de sua identidade profissional, influenciando, principalmente, a sua prática enquanto professora da Educação Infantil e as aprendizagens, os conhecimentos, as concepções, crenças, dentre outros, que (re)constrói acerca desta. Por este aspecto, observamos que a sua identidade foi/vem sendo constituída de maneira situada, abrangendo contextos, especificidades de ensino e relações formativas.
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