Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES

Michelly Vital da Silva, Itale Luciane Cericato

Resumo


Este artigo apresenta dados preliminares de um estudo teórico que objetivou revisar a literatura existente a respeito da formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores. O interesse pelo tema surge em decorrência de a literatura especializada apontar que a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários tem sido insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a conveniência de se conhecerem alternativas mais eficazes. Foram buscadas, a partir do descritor, formação continuada colaborativa em serviço, pesquisas empíricas recentes produzidas nos últimos cinco anos e publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (Capes) e no portal de dados científicos WorldWideScience.org. Os resultados encontrados apontam que processos de formação continuada, realizados de modo colaborativo entre os professores, promovem mudanças na prática pedagógica e contribuem para o desenvolvimento profissional docente.

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