Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA NO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS

Matheus Bonfim Ribas, Priscila Silva de Figueiredo, Ana Paula Miranda Guimarães

Resumo


O presente trabalho descreve as contribuições e os desafios de se fazer pesquisa sobre a própria prática durante o estágio supervisionado em Ciências, e suas implicações para a formação de professores pesquisadores. A pesquisa possui um caráter qualitativo e foi desenvolvida em uma escola da rede pública. A coleta de dados foi realizada por meio de um caderno de campo estruturado. Os resultados evidenciaram a importância de se incentivar a pesquisa sobre a própria prática, por aguçar a vontade em aprimorar a atuação em sala de aula, além de formular conhecimento teórico, minimizando a lacuna entre teoria e prática. Concluiu-se que inserir a pesquisa nos estágios se apresenta como uma iniciativa bastante promissora.

Texto Completo: PDF