PRÁTICAS DO ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS NO CONTEXTO HOSPITALAR
Marilu dos Santos Borba, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
Resumo
O presente artigo, recorte de uma pesquisa em andamento, tem como objeto de estudo, o educador no contexto do Atendimento Pedagógico Hospitalar do Estado do Bahia (BA) e objetiva compreender como se dão as práticas do ensino da Área de Linguagens – cujos componentes curriculares são Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física – em ambiente hospitalar, para pessoas que cursam o Ensino Médio, tendo como referencial teórico estudos sobre o letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa e se dará em um hospital localizado em um município da região Sul da Bahia, onde são atendidos crianças e adolescentes em tratamento oncológico. É uma pesquisa do tipo estudo de caso, tendo como participantes, grupo de professores(as) que atuam neste hospital. Os instrumentos de coleta de dados são a entrevista semiestruturada com os professores participantes da pesquisa, a observação in locus, guiada por um roteiro previamente elaborado e o registro em diário de campo. Para análise dos dados, as categorias emergirão dos dados produzidos em campo. Espera-se que o estudo contribua com os processos de ensino da Área de Linguagens no contexto hospitalar.
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