Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM REDE: FIOS PENSANTES SOBRE O LIVRE BRINCAR

Marilete Calegari Cardoso, Cristina D’ávila, Socorro Cabral Pereira, Layla Rocha Castro

Resumo


Esse estudo é um recorte da pesquisa de investigação interinstitucional, em desenvolvimento, envolvendo pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB/Jequié. Visa a criação de espaço de experiência, investigação reflexiva e formação para professores da educação infantil, a fim de perscrutar sentidos e significações acerca do brincar livre e da cultura lúdica infantil. Esta pesquisa está sendo realizada com base nos princípios qualitativos adotando-se como método a etnopesquisa-formação (MACEDO, 2006) e, também, sustentado no dispositivo de pesquisa “ateliê didático sensível” (D’ÁVILA; FERREIRA 2018). Em virtude da crise sanitária causada pela Covid19, implementamos ações de formação pautadas numa comunicação bidirecional, em ambientes online. Socializamos, neste trabalho, algumas considerações analíticas a respeito do brincar livre das crianças e da cultura lúdica no ambiente educativo, produzido pelas professoras participantes do estudo, a partir da experiência formativa “CiberAteliê Brincante” (CARDOSO, PEREIRA, XAVIER, 2020), por meio da ação da leitura do Filme Tarja Branca.

Texto Completo: PDF