Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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O “ESPAÇO CIÊNCIAS” COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Luiz Carlos Marinho de Araujo

Resumo


A escassez de recursos didáticos para as aulas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental anos iniciais, são reflexos de práticas pedagógicas oriundas de aulas explicativas, perfil do ensino tradicional que utilizava apenas o quadro, o giz e o livro didático como os únicos recursos metodológicos presentes nas salas de aula e nas formações dos professores. Acredita-se, que dessa realidade, emergem a dificuldade que muitos docentes apresentam em diversificar as metodologias para as aulas de Ciências Naturais. O trabalho aqui apresentado é um recorte da dissertação “A formação docente e a prática de ensino investigativo nas aulas de Ciências Naturais como perspectiva à Alfabetização Científica”, desenvolvida no município de Itamari, Bahia. Na oportunidade, foi realizado um minicurso de formação em serviço para os professores que lecionam a disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental nas turmas do 1º ao 5º ano. A partir da abordagem qualitativa, característica dessa pesquisa, discute-se a relevância do recurso didático “Espaço Ciências” desenvolvido em um dos encontros formativos da referida pesquisa de mestrado. As reflexões estarão alinhadas as propostas da Análise Textual Discursiva – ATD, por meio de apontamentos que os professores participantes expuseram sobre o “Espaço Ciências”. Desta feita, essa pesquisa apresentará as possibilidades da inclusão do “Espaço Ciências” como um recurso didático para as aulas de Ciências Naturais, objetivando a aproximação do conhecimento científico dos estudantes, assim como oportunizar aos professores a compreensão da necessidade de incluir outros recursos didáticos em suas aulas que contribua para uma “Aprendizagem significativa”.

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