Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Luana Oliveira Santos, Sheila Cristina Furtado Sales

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar como os professores do ensino fundamental dos anos iniciais se sentem frente às dificuldades de aprendizagem apresentadas por seus alunos tendo como objeto de estudo a análise da prática docente e a formação acadêmica para o atendimento com esses alunos. O espaço físico escolhido para a pesquisa foi a Escola Municipal Dom Climério, situada na cidade de Poções- BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma exploratório-descritiva na qual busca primeiramente a familiarização com o tema abordado ao apresentar ideias de autores, artigos, leis e manuais que definem, diferenciam e indicam possíveis causas e consequências das dificuldades de aprendizagem. E, para torná-lo mais explícito, foram coletados dados a partir de uma observação não participante, entrevista semiestruturada e questionários abertos com profissionais da educação, da escola escolhida, os quais possuem experiências práticas tanto na escola quanto na formação acadêmica realizada há alguns anos, o que contribuiu para discussão do tema abordado. A partir desses dados coletados e durante todas as observações feitas ao longo da pesquisa foi possível perceber a necessidade de um olhar específico para essa questão, principalmente na mudança e atualização dos cursos, para que o professor saia da graduação tanto com uma base teórica quanto prática, para que assim seja desenvolvido, profissionalmente, um trabalho eficaz e de qualidade.

Texto Completo: PDF