Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO EVENTO EBRAPEM

Leide Costa Pereira dos Reis, Flaviana dos Santos Silva

Resumo


As pesquisas relacionadas a Educação Financeira (EF) voltadas para o ambiente escolar tornaram-se com maior visibilidade a partir do ano 2010 com a criação via decreto da Estratégia Nacional para a Educação Financeira (ENEF). Com esse decreto, a EF se tornou objeto de pesquisas de pós-graduações em específico na área da Educação Matemática. Posto isto, o presente artigo tem por objetivo mapear artigos publicados em Anais do evento EBRAPEM envolvendo pesquisas em educação financeira na formação de professores. Assim a análise consiste em compreender o que se tem pesquisado e publicado referente a Educação financeira. O artigo é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo bibliográfica caracterizada por procedimentos que estudam a construção do conhecimento e tendências referentes ao tema aqui proposto. A análise focará os trabalhos apresentados nos anais do GD15 Educação Financeira, esse grupo de discussão foi inserido na XIX edição do evento EBRAPEM, no ano de 2015, sendo a primeira edição desse GD e por isso considerado o marco inicial. No mapeamento selecionando trabalhos apresentados no espaço temporal de 2015 a 2020 foram encontradas 51 pesquisas publicadas e destas, 12 trabalhos corresponderam ao objetivo para análise. A partir dos trabalhos incluídos na análise foi possível identificar que como apontado na tese de autoria de Teixeira (2015) as pesquisas que envolvem educação financeira precisam chegar aos professores que lecionam conteúdos pertinente a temática, sendo importante o olhar para a formação de professores de matemática, e a divulgação dessas pesquisas pode ser uma das formas para tal finalidade.

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