Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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A LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR À LUZ DA BNCC NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Juciene Dias da Luz, Maria Elizabete Souza Couto

Resumo


O presente artigo pretende analisar as concepções de leitura em um livro didático de 9º ano do ensino fundamental da rede pública estadual do município de Ilhéus-BA, buscando identificar as propostas de atividades, refletindo acerca da sua relevância e relacionando-as com as concepções de leitura. É uma pesquisa qualitativa, que tem como fonte de coleta de dados o livro didático. Nesta análise, serão identificadas as concepções de leitura nas leituras e atividades referentes ao desenvolvimento da formação de um leitor crítico e com autonomia. Foi analisada a unidade I do livro didático (LD) de Língua Portuguesa escolhido para estudo com os alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. A leitura indicada era um conto e, em seguida, as atividades que sugeriam as estratégias de leitura (antes, durante e depois) para que o aluno levante hipótese e faça inferência ao final da leitura, bem como situações que retomem as regras e normas gramaticais que, também, ajudam na compreensão do texto. Assim, a situação de leitura analisada transita entre uma concepção de leitura tradicional e interacionista, por considerar o contexto e a função social da leitura e a valorização da gramática.

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