A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: UM PARÊNTESE PARA ABORDAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB
Igor Sousa Pereira, Claudionor Alves da Silva
Resumo
Este trabalho se insere no contexto de uma pesquisa em andamento intitulada “Alfabetização, Leitura e Escrita: concepções, práticas pedagógicas e formação docente”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização Inicial, Leitura e Escrita (GEPALI). O objetivo deste trabalho é apresentar, ainda que de forma preliminar, uma análise do currículo do curso de Pedagogia, na perspectiva da formação da professora alfabetizadora. Quanto à metodologia, para o desenvolvimento desta pesquisa, de cunho descritivo e exploratório, propomos uma análise documental, no caso, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no que se refere à alfabetização; entrevista semiestruturada com as professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino que se licenciaram em Pedagogia pela UESB e entrevista com discentes do VII e VIII semestres do referido curso. Esta investigação partiu dos seguintes questionamentos: o curso de Pedagogia tem formado professoras com competência para atuar nas classes de alfabetização?; O currículo do curso de Pedagogia tem dado conta de munir as discentes dos referenciais teórico-metodológicos inerentes à alfabetização?; As discentes do curso de Pedagogia têm se apropriado dos métodos e ou das metodologias da alfabetização? A pesquisa desenvolvida foi de cunho descritivo e exploratório e utilizou-se de análise documental e entrevista semiestruturada. Conclui-se que o curso de Pedagogia não tem formado professoras alfabetizadoras no sentido de atender às demandas impostas e ou propostas pelas políticas curriculares vigentes.
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