Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE FORMAÇÃO?

Heidi Sirlei de Oliveira Lima, Maria Elizabete Souza Couto

Resumo


Um desafio dos licenciados em Língua Inglesa (LI) é lecionar em turmas da Educação Infantil (EI), pois não são habilitados para atuar nessa etapa de ensino. É comum a prática desse ensino em algumas escolas, visto que muitas crianças apresentam facilidade em aprender uma língua estrangeira. Entretanto, alguns profissionais aceitam a docência sem uma formação para pensar a aprendizagem, estratégias e recursos e conhecimentos específicos da língua inglesa para essa etapa da educação básica. Justificam-se esses estudos e discussões, pois pode contribuir para a formação de professores e para a sua prática docente nas aulas de Língua Inglesa com qualidade e adequadas para crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o que apresentam as dissertações e teses já concluídas sobre o ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil na área de Educação Foi uma pesquisa bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e foram encontrados 31 trabalhos sobre o ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil. Destes destacamos cinco trabalhos, uma tese e quatro dissertações, realizados em Programas de Pós Graduação na área de Educação. A leitura do material indicou que as pesquisas já realizadas contribuem para reflexões sobre a formação de professores e o ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil, considerando que os cursos de Graduação (Letras e Pedagogia), nas universidades, ainda não oferecem formação para que os professores lecionem a Língua Inglesa com as crianças.

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