Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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OFICINA ARTICULAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE CARAÍBAS-BAHIA

Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos, Marcolino Sampaio dos Santos, Niltânia Brito Oliveira

Resumo


O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento e apresenta algumas considerações acerca das Oficinas Articulares, que compõem o Núcleo de Estudos Integradores do Projeto de Formação Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculados ao Programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica (PARFOR), constituindo-se como eixo articulador entre o saber e o fazer. Diante da relevância do tema, esse estudo objetiva analisar os impactos das Oficinas Articulares para o processo formativo do pedagogo, em Caraíbas-BA. Para isso, propõe-se uma revisão bibliográfica aliada à pesquisa qualitativa, em que os pesquisadores são responsáveis pela coleta de dados, que aconteceu através do acompanhamento in loco de todas as etapas da Oficina Articular e das práticas realizadas, bem como da avaliação pelos professores-alunos. As reflexões foram embasadas nos estudos de Pimenta e Lima (2012), Imbernón (2011), dentre outros. Os estudos evidenciam que as Oficinas Articulares impactam positivamente, pois oportunizam experiências poderosas de autodesenvolvimento, de protagonismo individual e coletivo, de aumento da autoestima pelo reconhecimento e valorização pela comunidade, de ressignificação de perspectivas docentes e de legitimação da formação.

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