Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INTENCIONALIDADE DOCENTE DE BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB/CAMPUS XII

Eslayne Silva Boa Sorte, Rodrigo Boa Sorte da Silva, Glaurea Nádia Borges de Oliveira

Resumo


O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o subprojeto “Educação Física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural”, desenvolvido pelo curso de Educação Física da UNEB-Campus XII entre os anos de 2012 e 2016. Seu propósito foi identificar quais intencionalidades docentes os bolsistas de iniciação à docência construíram a partir das suas experiências no subprojeto e, sobretudo, do estudo da perspectiva cultural. Para isso, recorreu-se à realização de uma entrevista semiestruturada com caráter reflexivo, com três bolsistas, e a um questionário, respondido por uma ex-bolsista, egressa do curso. Os resultados obtidos foram descritos e analisados em quatro categorias. Neste texto, que consiste num recorte do estudo em tela, ocupar-nos-emos com a primeira categoria construída, assim denominada: Significados atribuídos à escola, a Educação Física e ao professor. Percebeu-se que os significados expressos pelas participantes revelaram críticas e descontentamentos no que concerne às representações dominantes das práticas pedagógicas efetivadas na escola e, por conseguinte, uma necessidade de superação dessas práticas. Constatou-se também que, embora a Educação Física seja um componente curricular marginalizado, para as participantes, é preciso enfrentar essa imagem a partir da assunção de uma postura docente de luta e resistência.

Texto Completo: PDF