Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Edmila Silva de Oliveira, Denise Aparecida Brito Barreto

Resumo


O presente estudo consiste em um relato de experiência derivado da prática pedagógica da professora/autora do componente curricular “Prática na docência de matérias pedagógicas”, ofertado no 8º semestre do curso de Pedagogia de uma Universidade pública da Bahia. O objetivo é relatar a experiência vivenciada e as reflexões decorrentes da realização de uma atividade avaliativa que buscou impulsionar os/as estudantes a escrever cartas que expressassem suas concepções acerca do que tem sido discutido sobre a profissionalização docente no decorrer do curso. Os resultados observados foram gratificantes, visto que tanto o material analisado quanto as discussões nas aulas apontaram para o fato de que os/as estudantes consideraram pertinente a proposta de (re) pensar sobre questões voltadas para a sua profissão, principalmente porque as reflexões sobre profissionalização e identidade docente envolvem aspectos basilares do processo de ser e de se constituir professor/a.

Texto Completo: PDF