Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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ABORDAGEM DA DISLEXIA POR MEIO DO MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU

Alexandre Junior de Souza Menezes, Alessandra Porto da Silva, Luciana Pereira Camacam

Resumo


Conhecida como um dos transtornos de aprendizagem, vinculado principalmente a linguagem, leitura e escrita, especificamente a codificação e decodificação de letras, esses sintomas se refere ao distúrbio de linguagem/leitura, comum no contexto educacional de crianças e adolescentes, em especial no início dos anos escolares. Deste modo, o objetivo desse estudo consiste em um mapeamento bibliográfico acerca da temática, focando na realidade escolar da educação básica, para isto, foi realizado um levantamento dos últimos cinco anos, nos bancos de dado-Anais do Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Com o desenvolvimento desta pesquisa, é possível compreender o déficit de pesquisas acadêmicas, sobre a dislexia, conclui-se que muitos são os conceitos de dislexia descritos na literatura, como também é notória a limitação de crianças com o diagnóstico, sendo necessários, o fortalecimento dos grupos de pesquisas e estudos sobre o tema, no qual os impactos destas pesquisas, refletem em melhorias e desmistificação sobre o tema, além de valorizar o trabalho docentes e de militantes, que busca na educação a devida igualdade social.

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