TENSÕES E DESDOBRAMENTOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: INVESTIGAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CEARÁ
Anderson Gonçalves Costa, Brena Kécia Andrade de Oliveira
Resumo
As políticas de avaliação em larga escala têm sido tema de destaque no campo da política educacional dada sua profusão em iniciativas federais, estaduais e municipais. Estudos evidenciam que a dinâmica dessas políticas no interior das escolas atende à lógica dos resultados e a padronização dos currículos. Este artigo tem como objetivo investigar o impacto das políticas de avaliação externa em uma escola pública municipal de Redenção – Ceará. De natureza qualitativa, o estudo fez uso da observação direta na instituição escolar, além da coleta de documentos e entrevistas com os profissionais da escola. São discutidas as políticas desenvolvidas na escola e as tensões observadas a partir da materialidade delas, com destaque para as estratégias e as ações mobilizadas para atender os objetivos das avaliações. Observamos que, dada a prevalência destas iniciativas, instauram-se processos que não se adequam a diversidade da escola, limitando a autonomia organizacional e redirecionando às práticas pedagógicas.
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