Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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GESTÃO ESCOLAR: DO TÉCNICO-CIENTÍFICA A DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA

Larissa Hellen Morais de Queiroz, Ângela Maria Solano de Moura, Thaís da Salete Gomes da Silva

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo conhecer a gestão de uma escola pública, a fim de compreender o seu funcionamento, bem como saber se há a aplicabilidade dos princípios democráticos na gestão de uma Escola Pública Municipal, localizada no município de Frutuoso Gomes/RN a qual se fez objeto desse estudo. Para contribuir com esse estudo se fez necessário uma pesquisa qualitativa denominada por Minayo (2015) como uma pesquisa muito particular que aborda uma realidade que não pode ser quantificada, para isso foi usada como técnica de estudo a observação e a entrevista estruturada para coletar informações necessárias ao desenvolvimento desse trabalho. O arcabouço teórico tem como principais autores Líbano (2001, 2012), Lück, (1997, 2008), Serpa, Petry (2017), dentre outros. O resultado mostra que a instituição adota uma gestão participativa, competente e comprometida com o resultado das atividades desenvolvidas, primando pelo profissionalismo e cooperativismo entre as partes envolvidas, para que seja efetivada uma educação de qualidade, no entanto não é tão democrática, porque a escolha de gestão não acontece por escolha popular, e sim por indicação do executivo municipal.

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