Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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FOTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA EM CONTEXTO ESCOLAR

Hétone Rodrigues Rocha, Wallace Sousa Cruz, Igor Andrade Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


A Psicologia Escolar/Educacional pode contribuir com a efetivação de práticas que fomentem atitudes de efetiva participação social, propiciando a construção de espaços mais democráticos. Tal perspectiva se alinha a um paradigma circular de compreensão dos fenômenos educacionais. Diante disso, este trabalho relata uma intervenção ocorrida em uma escola pública municipal da cidade de Vitória da Conquista – BA, a qual fitou proporcionar aos alunos de uma classe da instituição um canal de exposição de suas impressões a respeito do espaço escolar, abrangendo seus sentimentos negativos e positivos, bem como seus desejos em relação a ele, ressaltando as potencialidades dessa participação discente nos processos decisórios chefiados pela direção da instituição. A intervenção ocorreu em três dias. No primeiro, as crianças desenharam os espaços que mais lhe agradavam e os que menos lhe agradavam na escola, assim como o que elas gostariam que ali tivesse. No segundo dia, elas fotografaram os espaços da escola que mais gostavam e os que menos gostavam. No terceiro dia, pôde-se discutir com elas sobre os porquês de seus sentimentos positivos e negativos para cada fotografia, culminando na construção de um mural que ficou exposto no pátio da escola. Finalizada a intervenção, avaliou-se todo o processo junto à direção, sendo considerada como exitosa, com a gestão reconhecendo a potencialidade da participação discente para a tomada de decisões que, de maneira imediata, envolviam a priorização da reforma de alguns espaços nos próximos meses, podendo repercutir em ações futuras de atenção às avaliações e demandas dos estudantes.

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