Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: REFLEXÕES E AVANÇOS NO COLÉGIO MUNICIPAL MILTON FARIAS DIAS LARANJEIRA DE PALMAS DE MONTE ALTO/BA

Zileide da Silva Lopes, Antônio Domingos Moreira

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo conceituar as reflexões e avanços da Educação do/no Campo, no Colégio Municipal Milton farias Dias Laranjeira - CMMFDL, que está situado no município de Palmas de Monte Alto, na região Sudoeste da Bahia. Nesse sentido, ao discorrermos sobre o assunto e a trajetória da Educação do Campo, do referido município para compreender a concepção social e política, problematizando-a. O percurso metodológico se deu a partir de análise documental para compreender o Projeto Político Pedagógico - PPP, e por meio de entrevistas semiestruturadas com a diretora, uma professora e três alunos/as. Nessa análise, ao aprofundarmos as discussões com os sujeitos da pesquisa, enfatizaram a escassez de políticas públicas educacionais, principalmente, em infraestrutura da escola e no contexto dos docentes que trabalham na unidade escolar do campo, ainda afirmaram que os currículos e as práticas que foram submetidos ao modelo da unidade escolar é advindo do urbano. Dessa forma, tratar das questões que levaram a mudança de conceito e currículo de Educação Rural para a Educação do/no Campo, considera-se um avanço, pois ocorreu por meio de diversos lutas e acontecimentos para às transformações políticas e sociais pelas quais o Brasil passou a partir dos anos de 1980, das organizações dos movimentos sociais. Portanto, significa dizer que a Educação do Campo, cabe uma nova dimensão e um novo sentido, o de atender os sujeitos do/no campo, centralizando no debate sobre seu caráter educativo, a formação e a capacitação dos professores, no processo ensino aprendizagem.

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