Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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FORMAÇÃO DOCENTE E OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS ESCOLARES PARA ALÉM DA SALA DE AULA CONVENCIONAL

Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente no cenário do Ensino Remoto Emergencial (ERE), motivadas pela experiência de Estagio Supervisionado, vivenciado por três turmas do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realizado no período letivo 2019.2 (entre outubro e dezembro de 2020). As reflexões perpasam a complexidade e diversidade dos desafios que os docentes enfrentam nesse novo cotidiano escolar, que os provoca a repensar seus conceitos e práticas. No total, 24 alunos-estagiários participaram da experiência que acumulou aprendizado para todos os envolvidos. O Ensino Remoto não substitui o presencial e a escola é uma das principais fontes da aquisição de conhecimento e cultura, porém, segundo os professores regentes, a experiência foi de grande valia, pois puderam contar com estudantes da Universidade, nesse desafio que veio de forma tão abrupta. Para os alunos do Curso, a possibilidade de assistir aula, tendo presentes alunos e professores da UESB enriqueceu o aprendizado. Os alunos estagiários contaram com o apoio dos professores orientadores e regentes e, segundo eles, foi fundamental para a conclusão do estágio e mesmo com a carga horária de aulas extensa, sempre estavam disponíveis para auxiliar e oferecer uma palavra de conforto. Para nós professores orientadores, a oportunidade serviu para avançar em conhecimento e em experiência, diante dessa nova realidade. Trabalhamos em conjunto com os alunos e estávamos todos, sem exceção, ansiosos por aprender.

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