Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E O GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM DURANTE O ENSINO REMOTO

Jonathas Maycon dos Reis Almeida, Ariston de Lima Cardoso

Resumo


Este estudo aborda o ensino da função afim utilizando a Modelagem Matemática no ensino médio como estratégia para o ensino remoto vividos em tempos de COVID-19.A partir dos estudos sobre o que é Modelagem Matemática e sobre a natureza dos problemas matemáticos foi elaborada uma proposta de atividade para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular para que os estudantes utilizassem a regressão linear simples para construir o modelo matemático de um fenômeno real. O trabalho foi idealizado a partir das aulas remotas de Matemática sobre o conceito de função e função afim. A turma foi dividida em grupos e dentre três temas foi escolhido um para trabalho. Os temas apresentados foram: aumento do preço do gás de cozinha, aumento do preço da cesta básica e projeção do valor da gasolina para o ano de 2021. Após o diálogo a turma escolheu estudar a projeção do valor da gasolina para o ano de 2021. Em seguida, os conceitos de modelagem matemática e regressão linear foram expostos. O fenômeno real escolhido foi modelado linearmente seguindo as etapas de Modelagem Matemática. A partir dos conceitos de regressão linear, a lei de função que modela o fenômeno foi determinada e sua representação gráfica foi plotada no Geogebra. As aulas ocorreram remotamente devido aos decretos do Governo do Estado da Bahia que suspende as aulas presenciais no Estado em face a situação pandêmica do vírus Sars-Cov-2.

Texto Completo: PDF