Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRÁTICA DOCENTE COMO REFLEXO DA SAÚDE: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Andresa Cardozo Correia

Resumo


A presente pesquisa, visa apresentar os resultados de um trabalho que está em sua fase de conclusão, no qual teve o intuito de observar como as condições de saúde de 9 educadoras da etapa de educação infantil da rede municipal de ensino na cidade de Jequié, Região do Sudoeste da Bahia, pode repercutir na prática pedagógica e qualidade da educação. Com esse trabalho, foi possível realizar reflexões acerca do papel do professor enquanto sujeito e agente social, as opiniões dos mesmos em torno do contexto educacional em que atua, bem como, a visualização do quadro de bem-estar destas profissionais. Foi possível, ainda, constatar a necessidade de novas discussões políticas em torno da temática de saúde e bem-estar dos educadores no campo educacional, como também, a promoção de diálogo sobre a temática dentro dos cursos de formação.

Texto Completo: PDF