Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIVÊNCIAS DIDÁTICAS COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO (CIENB)

Alexsandro de Oliveira Silva, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


Este artigo relata a experiência da utilização de metodologias ativas em aulas de Geografia do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), em Vitória da Conquista-Bahia. As vivências didáticas aconteceram em turmas do ensino médio e dentre as metodologias optou-se pela Sala Invertida e Aprendizagem Baseadas em Problemas e foi priorizada as atividades que dependessem mais do livro didático do que de recursos tecnológicos. A educação brasileira apresenta problemas estruturais que precisam ser vencidos, a fim de que o ambiente escolar se torne, de fato, um lugar de aprendizagem. As metodologias aplicadas nas vivências se mostraram eficientes ao ensino de Geografia, porém é importante que novas pesquisas sejam realizadas com o intuito de conhecer o impacto das metodologias ativas na aprendizagem dos alunos, sobretudo para uma juventude cada vez mais conectada e indiferente com o modelo de sala de aula e ensino dos nossos dias.

Texto Completo: PDF