Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O TRABALHO COM O GÊNERO DIGITAL MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Stefhani Cardoso Ribeiro, Zeneide Paiva Pereira Vieira, Ana Maria Oliveira Lima

Resumo


O contexto de advento das novas tecnologias suscita diferentes olhares para as práticas de ensino de Língua Portuguesa. Entre os conteúdos trabalhados pela disciplina estão os gêneros textuais e os gêneros digitais. Seu trabalho em sala de aula é crucial ao aluno, a fim de que obtenha o aprendizado necessário para sua vivência em sociedade. Tendo em vista a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o ensino, além das formas tradicionais de leitura e escrita, das práticas digitais, essa pesquisa, amparada pela etnografia virtual, objetiva expor o uso e os benefícios do gênero digital meme nas aulas de Língua Portuguesa – pela modalidade remota – no primeiro ano do ensino médio, a partir da atuação no Programa Residência Pedagógica. Com esse estudo, percebemos como o planejamento de aulas, pensado sob o prisma da realidade do aluno, corrobora num ensino mais dinâmico e interativo.

Texto Completo: PDF