Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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TEATRO DE FANTOCHES COMO FONTE DE EXPERIÊNCIAS BRINCANTES: REFLEXÕES PARA PENSAR A AUTORIA NARRATIVA INFANTIL

Mary Nádia de Azevedo Lima de Jesus, Marilete Calegari Cardoso

Resumo


As reflexões a que este texto convida têm origem na pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, que vai investigar o teatro de fantoches como fonte de experiências lúdicas, narrativas e estéticas das crianças de Educação Infantil - Poções – Bahia. O objetivo deste estudo é compreender como o teatro de fantoches potencializa a autoria da criança, seu processo de criação e protagonismo compartilhado. Neste artigo, discutiremos o protagonismo infantil e as narrativas de crianças, a partir de uma concepção lúdica e dialógica de autoria, na qual entram em livre jogo a imaginação individual, a memória e a produção cultural e o compartilhamento social, a partir de reflexões teóricas (KRAMER, 2003; GIRARDELLO, 2018; CONCEIÇÃO, MACEDO, 2018; 2004; FINCO, BARBOSA; FARIA, 2015; CARDOSO, 2018; SANTOS, CARDOSO, 2021). Concluímos com a compreensão de olharmos de forma sensível para o brincar e a narrativa autoral da criança, ter escuta para suas narrativas, pois ela como ser produtora de cultura, é capaz de colocar-se como protagonista frente às experiências vivenciadas em seu cotidiano. Isto é, possibilita uma infância livre, criativa, ativa e plena!

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