Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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PROFESSOR (DES)PROFISSIONAL: SENTIDOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Danilo Sobral de Souza, Lavínia Costa Sousa, Adilson Ventura

Resumo


Este trabalho propõe analisar os sentidos de professor em três peças publicitárias de instituições de ensino superior privado sobre cursos de licenciatura EAD, veiculadas por duas instituições privadas em 2017, uma vez que partimos da hipótese de que mesmo que a profissão docente seja amparada e regulamentada por uma série de leis e tenha sua importância reconhecida socialmente, sentidos de desprofissionalização e precarização são produzidos e circulam em diversos textos. Para realizarmos as análises nos ancoramos nos pressupostos teóricos e metodológicos da Semântica do Acontecimento (SA), teoria semântica enunciativa histórica proposta por Guimarães (2002; 2007; 2018), que considera a constituição dos sentidos como uma relação entre língua, sujeito e história, sendo que é na enunciação, no acontecimento do dizer que esses sentidos se constituem. Sujeito e língua não são transparentes, pois o sujeito que enuncia não possui controle sobre os sentidos daquilo que diz, visto que os sentidos não são fixos ou estanques. A enunciação, por sua vez, consiste numa relação do sujeito com a língua, sendo uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Para analisarmos nossos dados, utilizamos os procedimentos enunciativos próprios da SA, a reescrituração, a articulação, o Domínio Semântico de Determinação (DSD) e o mecanismo de paráfrase. A convalidar nossa hipótese, observamos em nossas análises sentidos de precarização e desprofissionalização da docência.

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