Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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A PRÁTICA DO PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Letícia Novais Pereira Assunção, Roberta Bolzan Jauris

Resumo


A produção deste estudo consiste em relatar a experiência da prática do Psicodiagnóstico infantil enquanto disciplina obrigatória da matriz curricular da graduação em Psicologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. O desenvolvimento do processo de execução da atividade ocorreu no segundo semestre do ano de 2019 no NUPPSI – Núcleo de Práticas Psicológicas da UESB. Foram seguidas as etapas pressupostas no Psicodiagnóstico, assegurando todas as diretrizes éticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O relato, assegurado pelo Termo de Ciência e Consentimento Livre e Esclarecido do NUPPSI, descreve o procedimento de um caso atendido em dez sessões, incluindo a entrevista de anamnese e a devolutiva com duração total de dois meses e com frequência de um encontro semanal. O caso trata de uma criança do sexo masculino (sete anos) com queixa dos responsáveis acerca de comportamento agressivo e dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar. Para o estudo de caso e execução da prática houve a participação de cinco estagiárias, sendo que uma dupla realizava os atendimentos e as demais tinham função de grupo de apoio, além de ocorrer supervisões com a docente responsável. Enquanto resultado, destacamos a produção e a entrega do laudo psicológico que aborda a conclusão acerca do caso e o encaminhamento sugerido pelas estagiárias. Este trabalho visa compartilhar tal experiência com a comunidade acadêmica e/ou profissional, salientando reflexões e reavaliações de sua atuação. Destaca, inclusive, sua validade para toda a sociedade ter ciência dos serviços psicológicos ofertados.

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