CARTOGRAFIA: HORIZONTES DE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA
Josemary da Guarda de Souza, Daniele Freire Farias Raic
Resumo
O presente trabalho discute os horizontes da cartografia como abordagem metodológica de pesquisas em educação. Em seu percurso, busca apresentar um breve histórico das pesquisas em educação no Brasil e os tensionamentos existentes entre as perspectivas quantitativas e qualitativas. Considerando a mudança de paradigma observada no início do século XX, discute como os processos de produção da realidade enquanto representação se mostram insuficientes para abarcar a multiplicidade que a atravessa. Trata-se de um estudo bibliográfico, oriundo de um estudo de mestrado em andamento, produzido a partir das discussões do grupo de pesquisa. Tem como arcabouço teórico a filosofia da diferença, especialmente de Gilles Deleuze e Félix Guattari, com destaque para o conceito de rizoma, quando a cartografia é apresentada pelos autores como princípio de um sistema que opera por fluxos, afecções e multiplicidades. Esse estudo sugere a cartografia como uma importante abordagem metodológica para as pesquisas em educação por permitir o acompanhamento de percursos e estar implicado nos processos de produção coletiva do conhecimento.
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