Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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PROPOSTA CURRICULAR PARA UM “NOVO” ENSINO MÉDIO NA BAHIA: TRAMAS AGENCIADAS

Flávio Figueredo Santos, Daniele Farias Freire Raic

Resumo


O presente artigo busca mapear os agenciamentos que se destacaram a partir da recontextualização curricular do ensino médio baiano. Partindo da compreensão de currículo enquanto linguagem (CORAZZA, 2001; LOPES, 2015; RAIC, 2015) aproxima os agenciamentos tramados na composição da proposta curricular da Bahia para atender aos requisitos legais inaugurados a partir da Lei nº 13.415/2017. De abordagem qualitativa, utiliza a Cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 2011) como forma de acompanhar as nuances do objeto em estudo, utiliza para compor o quadro de informações produzidas, em documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional da Educação, no campo da Bahia, resolução do Conselho Estadual de Educação e das orientações da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Nesta direção, a partir dos agenciamentos que funcionam como enunciados da linguagem mobilizam a Secretaria Estadual de Educação da Bahia com as intenções de compor a organização curricular para o “novo” ensino médio baiano, e tem por função orientar sua rede de ensino com a finalidade de cumprir as orientações para que as escolas-piloto organizem suas propostas curriculares agenciadas por orientações de instituições da cena educacional brasileira.

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