Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIALOGISMO E EXOTOPIA: O OLHAR DE SI E DO OUTRO POR MEIO DE NARRATIVAS DE VIDA

Fernanda Cerqueira Sousa, Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Resumo


A prática com o ensino de língua portuguesa, os conhecimentos da advocacia e o trabalhocomo assis tente soc ial no Centro de Referência Especializado da Assistência Social CREAS NovoOlhar, com adolescentes em cumprimento de liberdade assistida , direcionaram o olhar da pesquisadorapara a temática que se apresenta. Nesse cenário durante o período da m edida soc ioeducativa, situaçõesvieram à tona: discurso de resistência pelo retorno à escola por se considerarem à margem dasociedade e sentirem o tratamento preconceituoso em decorrência da vivência infracional e discurso deinferioridade/submissão ao re latarem a percepção que têm de si. Esse fato despontou a necessidade deestudos aprofundados objetivando i nvestigar as marcas exotópicas que esses adolescentes têm de si apartir do olhar do outro em uma perspectiva bakhtiniana . Os construtos destacados so b a persp ectivateórica de Bakhtin ( 2011 ; 2018 ) são: dialogismo, enunciação, polifonia, vozes sociais, responsividadeativa e exotopia. Este texto, portanto, trata se de um estudo bibliográfico em uma vertente micro e seocupa em apresentar discussões intr odutórias sobre a temática a partir da leitura de teóricos que têm sedebruçado no sentido de produzir um arcabou ç o que servirá para reflexões posteriores.

Texto Completo: PDF