Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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O BRINCAR LIVRE DAS CRIANÇAS E SUA TRAVESSIA EM DEVIRES: PISTAS PARA PENSAR AS INFÂNCIAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Daniela Martins Santos, Marilete Calegari Cardoso

Resumo


Este artigo está baseado na pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, sobre os movimentos sociais no brincar livre na educação infantil e seus indícios nos processos de subjetivação do devir- criança. Neste texto, a proposta é a de problematizar e interrogar a infância e os movimentos sociais, a partir de pistas lançadas pela filosofia pós-estruturalista ou da diferença para descolonizarmos o pensamento, desconstruir ideias naturalizadas de pensar as infâncias e descolonizarmos as pesquisas, como fontes de resistências de uma educação colonizadora da infância. Sustenta do fazer-se criança no próprio movimento, a partir da perspectiva do rizoma e do devir – conceitos de Deleuze e Guattari. Conclui-se o desejo de seguir o caminho da cartografia da infância para mapeamento da experimentação dos movimentos sociais nas brincadeiras das crianças, como processos de subjetivação do devir-criança.

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