Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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RELAÇÃO EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA

Maria Jane Souza dos Santos

Resumo


O presente estudo intitulado ‘Relação Educação e violência’ visa tecer reflexões sobre as violências nas escolas, elencando alguns significados que lhes são dados. Para tanto, faremos um sobrevoo sobre as desigualdades educacionais. O estudo justifica-se por entender que a escola, especificamente a escola pública, é um direito de todo cidadão por meio do qual poderá ter acesso a outros direitos. No entanto, a escola se vê invadida pela violência, negando assim o diálogo como fonte articuladora do convício social. Empregou-se a metodologia pautada na pesquisa documental e no uso de bibliografia específica, o que possibilitou uma visão ampliada e qualificada sobre o tema. Para a fundamentação teórica, foram elencadas basicamente as seguintes autoras: Abramovay e Rua (2002), Gomes (2015) e Ivenick (2019). Os resultados obtidos evidenciam que a violência sempre esteve presente no espaço escolar e são inúmeras as explicações e conceitos para o fenômeno. Sendo assim, as instituições educacionais precisam repensar o trabalho pedagógico na perspectiva inclusiva e democrática em vista a diminuir os episódios violentos em seus espaços.

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