Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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A BNCC NO ENSINO MÉDIO: ENFRENTAMENTOS QUANTO AO ESVAZIAMENTO DA DIVERSIDADE NO CURRÍCULO

Janaina de Oliveira Menezes

Resumo


Este texto é fruto do trabalho de pesquisa empreendida no intuito de debater a diversidade na Base Nacional Comum Curricular e os impactos no currículo escolar do Ensino Médio. O estudo se caracterizou como uma revisão de literatura e foi fundamentado no estudo de categorias ou Unidades de registro, conforme definidas por Franco (2008) e aqui eleita: Diversidade. Tivemos como objetivo discutir as questões postas pela conjuntura atual de aprovação e divulgação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, apresentando o documento, a indicação das lacunas quanto ao debate sobre diversidade e os possíveis impactos no currículo. Nossa fundamentação está dirigida pelos seguintes autores: Pais (2006), Munanga (2019), Ferreira (2015). As conclusões nos orientam a identificarmos que os termos esvaziados de sua abordagem crítica e de sua perspectiva identitária, assim como a ausência de conteúdos relativos ao acumulo histórico desenvolvido pela humanidade sobre a diversidade se expressam como um impeditivo para a assunção desse documento como avanço na consolidação de uma política curricular comprometida com a diversidade representando inclusive em dano ao currículo e às práticas pedagógicas escolares.

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