Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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AS CLASSES MULTISSERIADAS E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES À PRÁTICA DOCENTE

Inaiara Alves Rolim, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento para o Projeto Guarda-chuva intitulado Políticas Educacionais do Plano de Ações Articuladas (PAR) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em municípios da Bahia: desafios e perspectivas, desenvolvida com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Tem como objetivo identificar os principais desafios e as possibilidades de atuação docente no contexto das classes multisseriadas da escola do campo e como esta vem cumprindo sua função social. Tendo como lócus da investigação as classes multisseriadas das escolas do campo do município de Serra do Ramalho/BA e como participantes os professores que atuam nessas classes, este estudo busca descrever as possibilidades pedagógicas de atuação do professor nas turmas multisseriadas da escola do Campo por meio da valorização da cultura campesina; analisar como acontece o trabalho pedagógico nas salas de turmas multisseriadas na escola do campo, identificando os desafios implícitos nesse processo. Este estudo é de cunho qualitativo, a partir de uma análise dialética e se constitui uma revisão de literatura sobre o tema da investigação. A reflexão sobre o fenômeno em questão tem evidenciado a necessidade de uma proposta pedagógica que dialogue com as especificidades da Educação do Campo e que forneça subsídios para que as classes multisseriadas cumpra sua função social no contexto da escola campesina.

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