Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E O EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA REVISÃO DA LITERATURA COM BASE EM PUBLICAÇÕES GERADAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Francisco dos Santos Carvalho, Vanessa Nascimento Nunes Portela, Nadir Blatt, Juliana Menezes de Morais

Resumo


As mulheres têm aumentado sua representatividade no mercado de trabalho de forma significativa e, muitas delas, utilizam do empreendedorismo para ingressar em negócios já criados e/ou para participar da criação de um novo negócio. O empreendedorismo vem sendo pesquisado em vários cursos de graduação e pós-graduação. No Brasil, o Curso de Administração tem um papel relevante nessas pesquisas realizadas. Considerando o exposto, este artigo teve como objetivo realizar uma análise qualitativa e quantitativa dos principais dados presentes nessas publicações acadêmicas do mencionado curso. Para tanto, foram realizadas pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória acerca das publicações no formato de artigos, monografias, dissertações e teses. Em seguida, procedeu-se a uma descrição da situação encontrada, valendo-se da análise quantitativa sobre as informações coletadas no navegador Chrome, a partir de palavras-chave escolhidas por conveniência. Ao final desta investigação, chegou-se a conclusão de que a hipótese central que norteou o processo investigado foi confirmada, conforme evidências obtidas. Constatou-se também que os objetivos da pesquisa foram alcançados, uma vez que foi possível: traçar um perfil das publicações científicas e apresentar informações numéricas sobre essas categorias com base em análise de aspectos metodológicos e de conteúdo presentes nas publicações.

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