Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Carolina Alves Gomes, Jéssica Silva Cardoso, Aline Oliveira Ramos, Tatyanne Gomes Marques

Resumo


O presente estudo objetiva analisar como o espaço da Educação Infantil corrobora na construção da identidade étnico- racial das crianças negras. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída na convivência com o/a outro/a, por meio do olhar, do afeto, da voz, dos gestos, das trocas, das imagens, discursos, práticas disciplinares e pedagógicas e, obviamente, dos conteúdos ensinados. A partir dessa relação, as crianças vão tomando consciência do seu corpo e construindo sua autoimagem. A Educação Infantil é um dos principais espaços de convivência das crianças de até cinco anos e uma fase fundamental para a construção de suas identidades. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica. Foi feito um levantamento no Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES em busca de produções que tratam da temática. Para isso, utilizamos como descritores: identidade étnico-racial; educação infantil; crianças negras e identidade racial na educação infantil. Identificamos poucas pesquisas sobre este tema. Concluímos que a construção da identidade começa desde a tenra idade e as questões da diversidade étnico-raciais precisam ser discutidas e trabalhadas cotidianamente. As instituições devem descentralizar os currículos eurocêntricos e construir atividades que ajudem na formação da identidade negra.

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