Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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EDUCAÇÃO POPULAR: DO QUE FALAMOS? (RE)DESCOBRINDO CONCEITOS

Ana Luiza Salgado Cunha, Glauber Barros Alves Costa, Raquel Arrieiro Vieira, Erica Vieira Souza

Resumo


Imersos num estudo que nos compromete com a Educação Popular, nosso compromisso inicial é compreender o que é a Educação Popular, como conceito. Assim, ao escrevermos o presente texto, temos como objetivo primeiro um aprofundamento da compreensão acerca da Educação Popular, refletindo sobre seus sentidos e significados. A Educação Popular nasceu de lutas na América Latina e se expandiu mundo afora, tendo como motor a reflexão sobre as condições sociais, políticas, econômicas e cognitivas dos sujeitos oprimidos. Tendo Paulo Freire como um dos pioneiros de sua sistematização teórica, a Educação Popular é uma concepção de educação que dá sentido social às ideias e práticas pedagógicas. Neste estudo partimos da concepção de Educação Popular como um trabalho pedagógico multivariado, realizado por setores da sociedade civil dentro e fora das instituições escolares, realizados com as classes subalternas enquanto instrumento cultural que busca transformação e justiça social. O entendimento é de que a Educação Popular consiste num trabalho coletivo das, e com as, classes populares afim de que, primeiramente, percebam e compreendem a profunda situação de opressão e violência em que vivem, partindo para problematização desta situação concreta e de elaboração de práxis de resistência, luta e transformação desta realidade.

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