Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Alice De Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Thaluane Marlla da Silva Ferreira

Resumo


O objetivo desse trabalho é suscitar uma discussão sobre a educação brasileira em tempos de pandemia, efetuando uma contextualização acera do atual cenário em que vivemos. De acordo com o Parecer CNE/CP nº 5/2020, o novo Corona Vírus (COVID-19) se tornou uma das maiores epidemias da história da humanidade, fazendo com que as aulas presenciais fossem suspensas. O Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Conselho Nacional de Educação (CNE) tiveram que buscar alternativas para a substituição da educação presencial pelas aulas remotas ou adoção da modalidade a distância na educação básica, fazendo uso das tecnologias para que os professores pudessem ministrar as aulas, além de ter que mudar todo o calendário escolar. Através dessa pesquisa, constatou-se que o atual cenário brasileiro perpassa um momento de crise que vem se alastrando em escala mundial. A pandemia fez com que a sociedade se adequasse a essa nova realidade ou “novo normal” como muitos preferem nomear, o sistema educacional nesse contexto, tem enfrentado muitos desafios, tais quais pode-se mencionar: a falta de equipamentos tecnológicos, falta de formação docente adequada, como também a formação discente. Diante da atual conjuntura, faz-se necessário a existência de diálogo e compreensão entre as instancias familiares, escolares e governamentais para que se estabeleça um boa qualidade no ensino durante o período pandêmico.

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